15ª Semana de Gravidez




Durante este período  você pode ter congestão nasal devido aos níveis de hormônios, e aumento do volume de sangue em seu corpo. 
Vai parecer que esta constantemente resfriada.  
Esta condição é chamada rinite gestacional.

Neste ponto da gravidez você pode ter aumentado cerca de três quilos. 
Se quiser sentir a ponta do seu útero está cerca de 1-2 cm  abaixo do umbigo. 
Nestes dias você vai sentir a tração dos ligamentos do abdômen na medida em que o útero aumenta, e isso pode causar caimbrãs, cólicas, ou uma sensação de pressão sobre uma ou mais partes da barriga.


gestante



Durante a gravidez existem diversas infecções bacterianas que podem surgir como infecções do trato urinário ou vaginose bacteriana. 
A vaginose bacteriana pode aumentar o risco de parto prematuro e ruptura prematura da bolsa amniótica,  por isso devem ser tratadas com antibióticos prescritos pelo  médico.

As  infecções do trato urinário,  podem levar à uma infecção renal, a pielonefrite, e também levar ao parto prematuro. 
Para evitar que ocorram não usar vestidos ou calças muito apertadas, e beber pelo menos um litro e meio de água por dia e não segurar o xixi.


bebê



Esta semana seu bebê é tão grande como uma maçã e mede cerca de 10 cm de comprimento. 
Agora inala o líquido amniótico através de seu nariz e vias aéreas superiores, isto irá ajudar a desenvolver os sacos de ar primitivos encontrados em seus pulmões. 
Suas pernas estão crescendo em ritmo mais rápido que os braços e seus movimentos são mais harmoniosos. 
Apesar de suas pálpebras ainda estarem coladas, pode sentir a luz, se apontar uma fonte de luz para a barriga, instintivamente ele sente vontade de afastar-se.

Embora ainda não se alimenta pela boca suas papilas gustativas estão se formando. 
O centro de audição no cérebro da criança ainda não está totalmente formado, mas está se desenvolvendo muito rapidamente. 
O líquido amniótico que o rodeia leva sons do exterior para a criança, especialmente as batidas do coração da mãe do estômago, e  a sua voz. 
Esta é a semana, que a criança começa a perceber os sons, assim você pode começar a ouvir música suave, ou tentar falar, o que parece estranho, mas é bom começar com pequenas abordagens ainda no útero.


exames


 

A partir da 15ª a 18ª semana, você pode realizar a amniocentese, um exame invasivo que consiste em retirar uma pequena quantidade de líquido amniótico para identificar eventuais anomalias cromossômicas que levam a doenças genéticas como a Síndrome de Down ou a Fibrose cística. 
Este teste é geralmente recomendado para mulheres com mais de 35 anos, com doenças genéticas em sua família ou com o primeiro filho afetado por doença genética. A amniocentese tem um risco de aborto 0,5%.

                                                            16ª Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário