20ª Semana de Gravidez




Como se diz, 
Bem começado é meio caminho andado, são vinte semanas e agora você pode iniciar a sua contagem regressiva para o nascimento. 
Estes dias você pode preparar um plano de parto, marcando o que você quer que aconteça no momento do parto, plano de compras, e anotando todas as coisas que não deve esquecer. 
Um plano para o parto te dá segurança e ajuda você a acompanhar todas as situações de emergência. 
Você também pode começar a relaxar fazendo exercícios de respiração, yoga ou exercícios leves para aliviar o stress.




gestante



Se você às vezes perder o fôlego, não se preocupe é porque os pulmões são comprimidos por outros órgãos, verá que ao redor do nono mês, quando o bebê se posicionará em direção ao canal de nascimento, este desconforto desaparecerá.  
Seu útero está na altura do umbigo e a pele abdominal começa a esticar, lembre-se sempre de passar creme para evitar estrias. 
De agora em diante, poderá  sofrer de prurido, esse desconforto é muito comum na gravidez  e  é um sinal de desidratação, por isso não se esqueça de ingerir líquidos e comer frutas e legumes. 
Mas a causa da coceira pode também depender de problemas no fígado ou intolerância às vitaminas pré-natal, no entanto deve sempre falar com o seu ginecologista.


bebê



Nas últimas quatro semanas, seu bebê tem crescido muito e pesa aproximadamente 300 gramas, e é tão longo como uma banana. 
Agora é grande o suficiente para permitir que você sinta seus movimentos regularmente, vai te fazer companhia durante o dia e alternar momentos de sono com momentos de dança.  
Começa a tentar respirar, mesmo que os pulmões não estão maduros e fortes o suficiente para realizar as suas funções fora do útero.

Uma lanugem está cobrindo todo o corpo, e os cabelos estão crescendo agora.
Agora, seus órgãos estão formados e todos os esforços serão concentrados no seu crescimento.

Sua pele está se tornando mais estruturada e, ao final desta semana começam a formar as diferentes camadas que a compõem. 
A epiderme possui quatro camadas que contém as linhas de suas impressões digitais, que será exclusivo para o resto de sua vida.


exames



  Nesta semana poderá fazer uma ecografia morfológica. 
Esta ultrassonografia é muito importante, deve ser realizada por pessoal treinado e equipado com máquinas de alta precisão.  
A ecografia Morfológica analisa toda a anatomia fetal e detecta a grande maioria das malformações graves; além disso, permite avaliar os marcadores ecográficos de anomalias cromossômicas e/ou genéticas.

A maioria das anomalias fetais ocorrem no grupo de “baixo risco”(sem história prévia de anomalia anterior), portanto, a ecografia morfológica deve ser oferecida rotineiramente para todas as mulheres grávidas.

Além da avaliação estrutural realiza-se também a biometria fetal completa, incluindo medidas dos ossos longos, circunferência craniana, circunferência abdominal e todas as relações biométricas.

                                                      21ª Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário