30ª Semana de Gravidez


Faltam dez semanas exatas e você começa realmente a sentir o peso da sua barriga, lembre-se de usar a cinta, vai te dar um grande alívio.


A noite provavelmente começará a sentir algumas pequenas contrações, não se preocupe, são contrações preparatórias, totalmente inofensivas, que ajudam seu útero no trabalho a ser realizado  na hora do parto.

Você sabe que depois do nascimento do bebê, terá que se habituar a repousar nos momentos em que ele dorme?    
Se você quiser manter as forças e conseguir amamentar serenamente é melhor que você durma quando ele dormir, porque no ínicio, os intervalos entre as mamadas são tão curtos, que vai parecer que você apenas acabou e tem de recomeçar.

Poderá se sentir muito cansada esses dias, isso acontece por causa dos níveis de progesterona que causa uma sensação de relaxamento geral, ou porque não consegue dormir à noite virando e revirando na cama. 
Para resolver esta situação, você poderia usar um ou mais travesseiros para colocar entre as pernas e apoiar a barriga e também,  poderia comprar um pijama de seda com os qual seria capaz de mover-se mais livremente entre as cobertas. 
Muitas mulheres a partir deste momento dormem quase sentadas, se você tiver uma cadeira confortável tente repousar nela, você vai se sentir melhor e conseguirá de dormir um pouco.


gestante

Com o seu barrigão, agora você tem alguns problemas de equilíbrio e as alterações de humor são constantes. 
Durante a gravidez, os pés podem crescer até um tamanho por causa do inchaço e por estranho que pareça, algumas mulheres dizem que não retornaram ao seu tamanho original.

Na realidade nenhum pé cresce na gravidez, mas ele pode aumentar de tamanho por causa do inchaço, causado pela retenção de líquidos,  e até pelo excesso de peso. 
Por causa do conforto, algumas mulheres passam a usar um número de sapato maior e continuam calçando a mesma numeração após o parto. 
Até porque a rotina cheia de novidades pede pés sem bolhas nem calos.


bebê

O seu filho continua a crescer e agora ocupa a quase totalidade do seu útero.
 
Muitas vezes, nesta fase da gravidez começará a ver seus movimentos do seu filho de forma muito clara  e vai te divertir tentando adivinhar qual é a parte do seu corpo. 

Se você sentir uma parte redonda e dura, pode ser a cabeça ou o bumbum, mas se advertiu que é uma parte longa elisa pode ser as suas costas.

O volume de líquido amniótico começa a diminuir à medida que o seu bebê fica maior. Agora é definitivamente mais gordinho e sua pele se tornou muito mais lisinha ganhando uma cor mais rosada. 

Provavelmente nestes dias o seu bebê pode ficar em posição com a cabeça voltada para o osso púbico. 




exames


   
Poderá realizar uma ecocardiografia fetal. 

Este exame serve para verificar cuidadosamente o coração da criança e destacar, se houver, doenças cardíacas congênitas. 

Alguns ginecologistas prescrevem apenas se houver indícios de risco, enquanto outros o consideram um teste de qualquer forma para aprofundar o conhecimento do coração fetal.

 A partir da 30ª semana  a  32ª semana, será solicitado a fluxometria, uma ecografia para verificar que suas artérias uterinas e as  artérias do cordão umbilical do bebê estejam trabalhando de maneira correta  para que ele tenha bons níveis  de desenvolvimento. 

Também nesta semana, você pode realizar exames de rotina, incluindo urina e cultura de urina, IgG e IgM para  Toxoplasma, rubéola, citomegalovírus, se previamente negativos, ferritina e controle da pressão arterial e peso corporal.


                                                          31 Semanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário