25ª Semana de Gravidez



Nestas semanas,  você pode começar a frequentar aulas de pré-natal, reuniões onde você terá a oportunidade de se encontrar semanalmente com obstetras, ginecologistas, pediatras e psicólogos que vão falar do trabalho de parto, como lidar com ele, técnicas de respiração, como cuidar de seu filho , exames realizados no nascimento e de muitas outras informações importantes.

Cursos para gestantes, realizados preferencialmen­te em grupo e extensivos à família e/ou companheiro(a), devem contemplar a promoção da saúde e a prevenção dos principais problemas decorrentes das modificações anátomo-funcionais provocadas pela gestação.

Deve ser dada orientação sobre 
• a alimentação;
•  o desenvolvimento do bebê; 
• os cuidados posturais e os exercícios de fortalecimento do períneo; 
• aleitamento materno e preparação do seio e do mamilo para ama­mentação; 
• as práticas de relaxamento para o pré-natal e o trabalho de parto; 
• as técnicas respiratórias que minimi­zam a dor; 
• os posicionamentos que auxiliam a dilatação e a saída do bebê; 
• o papel ativo e participante da gestante durante o trabalho de parto;
• o alojamento conjunto; os cuidados com o bebê , a vacinação e a triagem neonatal.

É também fundamental a orientação para iden­tificação de sinais e sintomas de risco no pós-parto, a realização da consulta de puerpério, o planejamento fa­miliar, a prevenção das DST/aids e câncer e o intervalo interpartal.

  


gestante



A partir deste momento em diante você terá que estar atento aos sintomas de trabalho de parto prematuro, é melhor conhecê-los para distingui-los dos alarmes falsos. 
É bom que você vá ao seu ginecologista, se sentir qualquer um destes sinais: você tem muitas contrações uterinas dolorosas durante o mesmo tempo, você está sangrando e sente dor intensa e persistente na barriga, dor nas costas que não diminui mesmo após o repouso, uma sensação de pressão no útero e se você perceber que houve ruptura da bolsa  amniótica.

Se  romper a membrana que contém o líquido amniótico e o bebê dentro do útero, o trabalho pode começar dentro de horas. 
A ruptura da membrana pode ser causada por infecção uterina, incompetência cervical, quantidade excessiva de líquido amniótico e fumo. 
Se a bolsa romper, sentirá como um jato de líquido saindo para fora da vagina, mas também pode ser urina empurrada para fora com o peso da criança, por isso deve ser examinado pela equipe médica, então você deve ir para o hospital imediatamente.


bebê



O crescimento de seu bebê é agora mais lento e mais regular, agora está com 32 cm de comprimento e pesa cerca de 750 g. 
Seus ossos continuam a endurecer, enquanto a pele está ainda coberta de vérnix caseosa, que é uma substância esbranquiçada necessária para proteger o corpo da criança da acidez do líquido amniótico, e ajuda a manter a temperatura corporal   imediatamente após o nascimento.

Durante esta semana o seu filho, adquire uma função importante, o choro, algo fundamental para a sobrevivência em caso de nascimento prematuro. 
A pele ainda é fina e delicada, na sua boca estão se desenvolvendo papilas gustativas e seu filho já poderia ser capaz de reconhecer a diferença entre doce, salgado e amargo. 
Esta semana poderá abrir os olhos, enquanto os dedos e as unhas estão completamente formadas.


exames



  Esta semana você pode executar Curva Glicêmica: teste de sobrecarga de glicose com duração de 2 horas. Coleta de 5 amostras de sangue, basal (jejum) e 30, 60, ..., (com avaliação de glicemia de jejum).

A partir desta semana, você também poderia executar a quarta série de análises, que inclui: exame de urina e cultura de urina, no caso de alta concentração de bactérias detectada no exame anterior, anticorpos IgG e IgM para o Toxoplasma, rubéola, citomegalovírus, se foram negativos no exame anterior, taxa de  açúcar no sangue, Dopplerfluxometria das artérias uterinas (se houver anormalidades morfológicas) e controlar a pressão arterial e peso corporal.

                                                    26 Semanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário